Uma reunião na última terça-feira (12) entre a Prefeitura de Canela, a direção do Presídio Estadual e órgãos do Governo do Estado deu o primeiro passo para a criação de uma equipe de saúde prisional no município.

O objetivo é garantir atendimento médico contínuo aos apenados dentro da própria unidade, eliminando a necessidade de deslocamentos e reforçando a segurança pública.
O encontro, realizado na Secretaria Municipal de Saúde, focou na busca por recursos para implementar o projeto. Se aprovada, a equipe garantirá assistência adequada aos detentos, fortalecendo a política de saúde no sistema prisional.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Jean Spall, a iniciativa trará mais segurança à população. “A criação de uma equipe de saúde prisional reduzirá significativamente a necessidade de deslocamento dos detentos para atendimento nas Unidades de Saúde, diminuindo a circulação externa e otimizando o uso dos recursos municipais”, destacou Spall.
Outro ponto discutido na reunião foi a possibilidade de celebrar parcerias para que os apenados possam trabalhar na revitalização das unidades de saúde do município. Em troca, eles receberiam o benefício da remição (redução) de suas penas, conforme previsto em lei.
A proposta será agora encaminhada aos setores competentes para análise. Caso seja aprovada, a fase de captação de recursos será iniciada.
Participaram da reunião o secretário Jean Spall, o diretor do presídio, Rômulo Tomazini, além de representantes da Divisão de Saúde da Susepe e da 7ª região penitenciária.









