Após uma espera de 15 anos, o bairro Leodoro de Azevedo ganhará uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A ordem de início da obra, que terá um investimento total de R$ 2.336.493,97, foi assinada na tarde da última quarta-feira (13) pelo prefeito Gilberto Cezar. A estrutura visa ampliar e qualificar o atendimento em uma das áreas de maior crescimento da cidade.
A nova UBS, batizada de Dr. Esmeraldo Mendes Pereira, será construída ao lado do Parque do Sesi. Os recursos são provenientes do Novo PAC do Governo Federal, com contrapartida do município. O prefeito destacou que a cidade precisava de uma nova estrutura para atender à demanda atual.

“O último posto de saúde construído em Canela foi há 15 anos. Nossa cidade cresceu e precisa de mais estrutura. Com essa nova unidade, vamos deixar a rede mais robusta. É um marco para a saúde da nossa cidade”, afirmou Cezar, reforçando que a equipe atual já não tinha espaço suficiente no antigo prédio.
Com 632,98 m², o projeto seguirá o modelo de UBS Porte II do Ministério da Saúde e abrigará duas equipes de saúde geral e odontológica. A obra será executada pela empresa Doltevi Construtora Ltda., com previsão de conclusão em nove meses.
Uma das principais novidades será a Sala Lilás, um espaço dedicado ao acolhimento especializado de vítimas de violência doméstica. A estrutura também contará com salas de recepção, amamentação, procedimentos e consultórios.
Segundo o secretário de Saúde, Jean Spall, o prédio atual, que funciona ao lado de uma escola infantil, será reformado e integrado ao educandário após a mudança. “A intenção é proporcionar um espaço próprio para a equipe de saúde e para atender os usuários em espaços renovados, confortáveis e de qualidade”, destacou o secretário.









