A Abrasel Hortênsias (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) manifestou sua profunda preocupação com a falta de água registrada neste final de semana na região, dias 06 e 07 de dezembro de 2025. Segundo nota oficial da entidade, a situação obrigou diversos estabelecimentos associados a reduzirem ou até suspenderem suas operações por não haver condições adequadas de atendimento ao público.
Na última semana, a mesma situação aconteceu em Canela. LEIA AQUI.
Ainda, na nota, “O setor de bares, restaurantes e toda a cadeia turística depende diretamente da regularidade e qualidade dos serviços de abastecimento. Em períodos de grande movimento, como o atual, episódios como este geram prejuízos significativos, comprometem a experiência dos visitantes e afetam a economia local”.

Onde faltou água em Gramado no último fim de semana:
Empresários da região relataram que as reclamações de falta de água se concentraram nos seguintes locais em Gramado durante o final de semana:
- Rua Coberta
- Rua São Pedro
- Bairro Planalto
- Bairro Bavária
- Rua Angelo Bisol
- Rua João Petry
- Avenida das Hortênsias
A Abrasel Hortênsias, que representa os municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula/RS , ressaltou ainda que: a comunidade empresarial e a população merecem um serviço de abastecimento estável, transparente e compatível com a importância da região.
A entidade, cujo presidente é Marcelo Wazlawick , informou que: seguirá atenta aos desdobramentos e à necessidade de melhorias estruturais que garantam segurança operacional aos empreendedores e qualidade aos consumidores.
Corsan: Oscilações de Energia Elétrica no Poço da Faca exigem acionamento de geradores
A Corsan ativou, sábado, 6, os geradores que atendem o sistema do Poço da Faca, em São Francisco de Paula, após sucessivas oscilações no fornecimento de energia elétrica registradas ao longo do dia. A ação visou preservar o funcionamento do sistema e minimizar impactos no abastecimento da região.
Em razão da falha elétrica, áreas mais altas de Gramado apresentaramredução de pressão ou interrupções temporárias. Com a operação dos geradores e a estabilização da rede elétrica, o fornecimento foi restabelecido de forma gradual.
A Corsan reativou, neste domingo, 7, os geradores que atendem o sistema do Poço da Faca para manter o abastecimento em regiões de Gramado e Canela. Pela manhã, a concessionária de energia elétrica confirmou a normalização do sistema, através do protocolo emitido, permitindo a religação. No entanto, uma nova falha no fornecimento exigiu a reativação dos geradores, garantindo a continuidade da operação do abastecimento de água.
Nota oficial enviada ao Acontece
A instabilidade e a baixa pressão registradas neste fim de semana no sistema integrado de abastecimento de água Canela/Gramado foram causadas pela interrupção no fornecimento de energia elétrica da concessionária no Poço da Faca, em São Francisco de Paula, ponto de captação da água bruta para posterior tratamento.
Os frequentes “piscas” e a baixa tensão na rede exigiram o acionamento de geradores pela Corsan, no sábado, 6, e no domingo, 7, o que impactou o abastecimento em alguns pontos da cidade, em razão das interrupções necessárias para colocar os equipamentos em operação no local.









