Banner-1600x300
Acontece Banner 04
Acontece Banner 04 (1)
ACONTECE 1600x300pxl (1)
ACONTECE 1600x300pxl

222 mil reais para “Pom Pom a rainha pelúcia de Canela” causa indignação na classe cultural

A aprovação do valor de captação de R$ 222.545,00 para a criação da peça de audiovisual “Pom Pom a Rainha Pelúcia de Canela“, causa uma indignação muito grande na classe cultural de Canela e Gramado.

O projeto deu entrada no Pró-Cultura em dezembro de 2019 e foi aprovado em maio de 2020. A autoria é do produtor cultural, de Porto Alegre, Luciano da Luz Moucks, que em seu blog se descreve como: “um cineasta morador do bairro restinga, reconhecido nacionalmente como referência da produção audiovisual de periferia gaúcha. Quadrinista e fã de super heróis o que o levou em 1998 a criar o Super Tinga“.

Já a descrição da peça destaca o que se pretende fazer com o valor arrecadado: “Pom Pom é uma personagem de Quadrinhos criada por Luciano Moucks sendo essa a protetora da Cidade de Canela, Pom Pom além dos Quadrinhos, teve participação na série para as Tvs públicas Super Tinga e Abelha Girl, Jogos para Computador e Celular. Pom Pom é uma personagem que ganhou um monumento público em sua homenagem na cidade de Canela e nesta mistura de ficção e realidade desejamos a produção de filme Documentário de 71 min contando a história dessa super-heroína“.

O período determinado para a realização é entre 01/06/2020 e 01/03/2022 e a
vigência da captação: 01/03/2022. O processo e sua aprovação podem ser consultados AQUI.

Personagem Pom Pom descrita como “a rainha de pelúcia de Canela”

O Pró- Cultura é um programa do Governo do Rio Grande do Sul através da Secretaria de Cultura. Trata-se de um Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais. Principal política pública de fomento às artes, à cultura e à economia criativa do governo do Estado, o Pró-Cultura permitiu, em 2020, o investimento de mais de R$ 30 milhões em projetos de todas as regiões do RS.

Vale ressaltar que não há nenhuma irregularidade no processo e nem em sua aprovação por parte do Governo.

Porém, os artistas e produtores culturais de Canela e Gramado questionam o alto valor aprovado para a captação do projeto. Também está sendo questionada a falta de conhecimento do grande público, e da comunidade de Canela, a respeito da personagem Pom Pom, assim como o fato de o produtor Luciano Moucks não fazer parte do dia a dia do meio cultural em Canela e Gramado.

Muitos produtores culturais de Gramado e Canela encontram grandes dificuldades e normalmente não conseguem aprovação de seus projetos no Pró-Cultura do Governo do Rio Grande do Sul.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
TALVEZ SE INTERESSE
Banner-1600x300
Acontece Banner 04
Acontece Banner 04 (1)
ACONTECE 1600x300pxl (1)
ACONTECE 1600x300pxl
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso.