A 24ª Feira do Livro Josué Guimarães, em Canela, foi aberta oficialmente na tarde desta sexta-feira, dia 5 de dezembro, integrando a 38ª edição do Sonho de Natal.
As manifestações do prefeito Gilberto Cezar, do secretário de Turismo e Cultura, Athos Cunha, e do patrono do evento, Clayton Opptiz, deram início oficial às atividades da programação. A feira segue até o dia 14 de dezembro, oferecendo momentos de contação de histórias, palestras, lançamentos de livros e sessões de autógrafos com diversos autores.
A cerimônia de abertura contou ainda com uma intervenção artística das alunas da Escola Cônego João Marchesi, que se apresentaram com dança e poesia.

Leitura X Inteligência Artificial
Em sua fala, o prefeito Gilberto Cezar destacou o poder transformador da leitura na vida das pessoas, ressaltando o enriquecimento do vocabulário e a melhoria das relações interpessoais. Ele traçou um paradoxo entre a ascensão da inteligência artificial e a importância dos livros.
“É através da Feira do Livro, em um ambiente público como a Praça João Corrêa, que a comunidade pode ter acesso aos livros, à contações de histórias, à cultura, e isso abre a mente,” garantiu o prefeito. “As pessoas, hoje em dia, estão muito no ambiente digital – e isso se tornou um vício. Muitas vezes não é preciso nem pensar muito para que a inteligência artificial, por exemplo, crie algo, mas isso vai se esgotar em algum momento, e o livro não, vai permanecer assim como existe há centenas de anos.”
O patrono da edição de 2025, o escritor canelense Clayton Opptiz, complementou o tema, defendendo que os livros e as novas tecnologias não são excludentes e podem coexistir.
“Os livros nunca deixaram de ser importantes e não são excludentes das tecnologias. Os livros, os celulares e os tablets se completam,” afirmou Opptiz. Ele acrescentou que as pessoas com hábito de leitura desde cedo terão muito mais facilidade para interagir com a inteligência artificial.
A 24ª Feira do Livro Josué Guimarães é realizada na Praça João Corrêa e convida moradores e turistas a celebrarem a cultura e o conhecimento.









